MINIBRIOGRAFIA

Doula e Educadora Perinatal com diversas formações na área de obstetrícia e saúde da mulher por algumas das maiores referências brasileiras e internacionais. Psicóloga graduada pela Universidade de Brasilia (UnB) e Acupunturista formada em Medicina Tradicional Chinesa e especializada no atendimento à gestantes e bebês. Ativista da humanização do parto e nascimento, é também escritora, palestrante e co-autora (produção, roteiro e pesquisa) do longa-metragem “O Renascimento do Parto – O Filme”.

– Eleita pela Revista Marie Claire uma das 24 mulheres que fazem diferença na edição de aniversário da revista (abril de 2015). Ver Fotos

– Prêmio Brasilienses do Ano (Revista Veja) por ser uma das 11 brasilenses que fizeram a diferença para a capital federal em 2014.

http://vejabrasilia.abril.com.br/materia/cidade/eles-brilharam-em-2015/
http://vejabrasilia.abril.com.br/materia/gente/erica-de-paula/

– Prêmio “TRIP Transformadores 2014” (Revista Trip) pelo ativismo na causa da humanização do nascimento e combate à epidemia de cesarianas.

https://revistatrip.uol.com.br/homenageados/2014/erica-de-paula

– Prêmio e Homenagem recebida pela Câmara Municipal de São Paulo pela contribuição como cidadã e mulher ao desenvolvimento da sociedade brasileira.

– Prêmio e Homenagem recebida pela ReHuNa (Rede pela Humanização do Parto e Nascimento) pela contribuição à difusão do ideário do movimento e pelo filme “O Renascimento do Parto”.

FORMAÇÃO

2004 – 2008: Psicóloga formada pela Universidade de Brasília (UnB).

2005 – 2009: Acupunturista formada em Medicina Tradicional Chinesa pelo TAI – Instituto Brasileiro de Acupuntura e pela ENAc – Escola Nacional de Acupuntura.

2010 – 2018 – Doula e Educadora Perinatal formada por diversos cursos na área com algumas das principais referências nacionais e internacionais em obstetrícia.

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

2005 – Formação no primeiro grau do Sistema Usui de Cura Natural (Reiki).

2005 – Curso de Anatomia e Fisiologia pelo TAI – Instituto Internacional de Ensino de Medicina Tradicional Chinesa de Brasília.

2005 – Curso complementar de Acupuntura Auricular pelo TAI – Instituto Brasileiro de Acupuntura.

2006 – Curso complementar de Acupuntura Constitucional pelo TAI – Instituto Brasileiro de Acupuntura.

2007 – Curso de Pulsologia Chinesa Avançada pelo TAI – Instituto Brasileiro de Acupuntura.

2007 – Curso de Fitoterapia Brasileira e Chinesa pelo TAI – Instituto Brasileiro de Acupuntura.

2008 – Participação no Ciclo de Seminários sobre Jung pelo Instituto Woolger.

2010 – Curso de formação em Feng Shui com o arquiteto Carlos Solano, principal referência em Feng Shui do Brasil.

2010 – Mini curso de Ecologia do parto com Heloisa Lessa – enfermeira obstetra e doutora em enfermagem internacionalmente conhecida.

2010 – Participação na III Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento; 20o Encontro Nacional de Gestação e Parto Natural Conscientes; 18o Plenária da ReHuNa, 8o Encontro Nacional de Doulas; 2o Encontro Internacional de Doulas; 1o Encontro Internacional da Relacahupan.

2011 – Curso de Doula e Educadora Perinatal pela Rede de Humanização do Parto e Nascimento (ReHuNa).

2011 – Curso de formação em “A Ecologia do Parto e Nascimento” com Michel Odent e Heloisa Lessa, certificado pelo primal Health Research Center. Michel Odent é obstetra francês e uma das maiores autoridades em parto humanizado do mundo. Duração: 10 meses.

2011 – Formação em Parto Ativo com Janet Balaskas – fundadora do Movimento Internacional pelo Parto Ativo e autora do livro de mesmo nome.

2011 – Curso de Ensinamentos Tradicionais sobre o Parto e Nascimento com parteira tradicional Dona Flor – comunidade do Moinho – Chapada dos Veadeiros.

2011 – Participação no I Seminário Nacional sobre Humanização do Parto e Nascimento e I Fórum Nacional de Doulas.

2012 – Curso de Aprofundamento em Parto Domiciliar com Naoli Vinaver (parteira mexicana e conferencista internacional). Duração: 1 ano.

2012 – Participação no ENAPARTU – Encontro Nacional de Parteria Urbana – Sorocaba.

2012 – Curso de Doula Avançado pelo GAMA – Grupo de Apoio à Maternidade Ativa.

2012 – Curso de Acupuntura Pediátrica sem Agulhas com Francisco Vorcaro.

2013 – Curso de HypnoBirthing – ministrado pelas professoras Maggie Horn e Yoly Castellanos.

2013 – Curso de Doula Pós Parto pelo GAMA – Grupo de Apoio à Maternidade Ativa – ministrado pela Ana Paula Markel.

2013 – Participação no I Congresso de Parto, Nascimento e Amamentação Saudáveis e IV Simpósio de Humanização do Parto – em São Carlos.

2014 – Participação no I Simpósio Internacional de Atenção ao Parto (SIAPARTO) – São Paulo.

2014 – Participação na Oficina “Resolvendo Distócias: assinclitismo, posterior persistente, transversa persistente e outras posições anômalas de nascimento” com Elizabeth Davis.

2015 – Participação como palestrante na Semana do Bebê – Unicef das cidades de Belém, Tucumã e Ourilândia – PA.

2015 – Participação no II Simpósio Internacional de Assistência ao Parto (SIAPARTO) – São Paulo

ATIVIDADES

2005 – 2006: Participação voluntária em ambulatórios comunitários de acupuntura no Lar dos Velhinhos Maria Madalena.

2006 – Estágio em acupuntura na Clínica TAI, com supervisão do acupunturista e fisioterapeuta Homero Bernardo.

2006: Estágio em acupuntura na clínica CLIMAP (Clínica de Medicina, Acupuntura e Psicologia) com supervisão do acupunturista e fisioterapeuta Henrique Affonso Oliveira Souza.

2006 – 2012: Atendimento clínico em acupuntura na Clínica TAI.

2008 – 2009: Estágio em Psicologia da Saúde na Unidade de Onco-Hematologia Pediátrica do Hospital de Apoio de Brasília (HAB) e Hospital de Base de Brasília (HBDF).

2008 – 2009: Participação em grupo de pesquisa em neurociências – UnB.

2008 – 2009: Responsável pela criação e edição de notas sobre saúde integral e qualidade de vida para o programa “Executiva Cultura” da Rádio Executiva FM (101.7).

2008 – 2010: Diretora de conteúdo de matérias referentes à saúde integral e qualidade de vida do Programa Alternativo (SBT).

2008 – 2018: Estudo, desenvolvimento e aperfeiçoamento de técnicas e protocolos de acupuntura e terapias orientais exclusivas para gestação, parto, pós-parto e pediátrica através de vasto material bibliográfico internacional.
2008 – 2018: Atuação como doula e educadora perinatal, acompanhando partos hospitalares e domiciliares com os principais obstetras e enfermeiras obstetras de Brasília.

2009 – Avaliações neuropsicológicas em idosos com Alzheimer no CMI – Centro de Medicina do Idoso, no Hospital Universitário de Brasília (HUB).

2009 – 2010: Professora e coordenadora dos atendimentos ambulatoriais do TAI – Instituto Brasileiro de Acupuntura.
2009 – 2010: Professora e coordenadora dos atendimentos ambulatoriais da ENAc – Escola Nacional de Acupuntura.

2009 – 2010: Professora do curso técnico e de pós-graduação de acupuntura da ENAc – Escola Nacional de Acupuntura nas matérias de Nosologia (incluindo acupuntura aplicada à ginecologia e obstetrícia).

2010 – Criação de pautas semanais sobre saúde, qualidade de vida, filosofia, cinema e literatura para o Programa Alternativo, exibido no SBT e na Rádio Executiva FM (101.7).
2010 – 2012: Colaboradora mensal da revista de qualidade de vida TerceiroMilênio com artigos sobre Medicina Tradicional Chinesa, Saúde Integral e Parto Humanizado.

2011- Direção de conteúdo e produção de especial de dia das mães com conteúdos sobre qualidade de vida para gestante e parto humanizado para o SBT.

2011 – 2013: Autoria, produção, roteiro e pesquisa do documentário “O Renascimento do Parto”, filme que retrata a grave situação obstétrica brasileira e conta com a participação de alguns dos maiores especialistas do Brasil e do mundo, além do artista Márcio Garcia.

2012 – 2015: Coordenação do Grupo de Gestantes Renascimento do Parto.

2012 – 2018 – Atendimento clínico como acupunturista, doula e educadora perinatal no “Bem Estar – Espaço Vida” (www.bemestarvida.com.br).

2014 – Prêmio e Homenagem recebida pela Câmara Municipal de São Paulo pela contribuição como cidadã e mulher ao desenvolvimento da sociedade brasileira.

2014 – Prêmio e Homenagem recebida pela ReHuNa (Rede pela Humanização do Parto e Nascimento) pela contribuição à difusão do ideário do movimento e pelo filme “O Renascimento do Parto”.

2014 – Prêmio e Homenagem recebida pela Revista TRIP e Prêmio “TRIP Transformadores 2014” pelo ativismo na causa da humanização do nascimento e combate à epidemia de cesarianas .(http://revistatrip.uol.com.br/transformadores/site/homenageados/index.php?cod=124)

2014 – Homenagem da Revista Veja Brasilia (“Brasilienses do Ano”) como uma das 11 brasilenses que fizeram a diferença para a capital (http://vejabrasil.abril.com.br/brasilia/materia/eles-brilharam-em-2014-3933).

2015 – Homenagem da Revista Marie Claire (edição de abril) como uma das 24 mulheres que fazem diferença no Brasil.

2016 – 2018 – Colunista mensal da Revista TRIP.

2018 – Palestrante convidada pelo Ministério da Saúde para o 1º Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Complementares e Saúde Publica (Congrepics), na área de acupuntura para amamentação.